Publicamos recentemente o projeto vencedor da edição 2014 do Concurso de Habitação RIFA, realizado anualmente há 60 anos. A proposta vencedora, de María Inés García e Maximiliano García, será construída e se converterá no principal prêmio do Arquitectura Rifa, uma iniciativa para angariar fundos para a viagem internacional dos alunos da Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República de Uruguay.
Veja, a seguir, o projeto premiado com o terceiro lugar no concurso, de Emiliano Recoba e Inés Fernández.
Do júri: o projeto propõe uma boa relação dos ambientes da casa com o terreno. A galeria enriquece a proposta, criando um generoso espaço intermediário entre o interior e o jardim. Seu sistema de fechamento permite a abertura das janelas para ventilação em qualquer momento do dia. O estúdio funciona como articulador entre a área íntima e os espaços sociais, permitindo que outras atividades aconteçam. O projeto proporciona espaços habitáveis generosos.
Valoriza-se bastante a possibilidade de que a cozinha assuma uma forma independente ou integrada às áreas sociais da casa. A galeria principal - um espaço intermediário - é percebida como que em atrito com os espaços externos - churrasqueira e pátio privado - que assumem uma presença volumétrica excessiva no conjunto.
A formalização destes volumes se torna pouco credível como espaço para receber o automóvel. A localização do banheiro social, equipado com chuveiro totalmente acessível, é questionável.
Concurso
Concurso de Habitação 2014Prêmio
Terceiro LugarArquitetos
Emiliano Recoba, Inés FernándezLocalização
Montevideo, UruguaiAno
2014Fotografias
Cortesia de Emiliano Recoba e Inés Fernández